As necessidades dos idosos com perturbações mentais

A nossa equipe irá ainda, no âmbito do programa de cuidados com a saúde SI4CARE, realizar duas outras ações piloto:

1. prestação de serviços de exercício físico online a doentes idosos com ou sem perturbações mentais por profissionais de educação física especializados (em colaboração com o Laboratório de Fisiologia da Universidade Técnica Nacional de Atenas)

2. em colaboração com a NTUA, a avaliação online do comportamento de condução e a prestação de aconselhamento para a manutenção da capacidade de condução e autonomia As nossas ações piloto visam o “Envelhecimento Saudável” e a manutenção da independência e funcionalidade da população idosa A proporção da população com doenças neurodegenerativas está aumentando constantemente, afetando mais de 7 milhões de pessoas na Europa.

artrose tornozelo sintomas

Estima-se que pelo menos 160.000 pessoas com idade ≥65 anos sofram de demência na Grécia, e a prevalência de demência é de 1,47% na população em geral e 7,55% em pessoas com idade ≥65 anos. A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum, seguida pela doença de Parkinson, afetando significativamente a qualidade de vida e a funcionalidade dos pacientes e sobrecarregando significativamente seus familiares e cuidadores. A demência é uma síndrome na qual há deterioração da função cognitiva além do esperado pelas consequências normais do envelhecimento biológico. A demência é agora a sétima principal causa de morte entre todas as doenças e uma das principais causas de incapacidade e dependência entre os idosos em todo o mundo.